Pular para o conteúdo principal

Como plantar coentro no inverno

 


O inverno é uma época difícil para cultivamos hortaliças, principalmente o coentro, por isso o ideal é plantar debaixo de cobertas ou estufas.

Essa alternativa também serve para o cultivo de outras hortaliças sensíveis a muita chuva como a alface, agrião etc.

COMO CONSTRUIR

1. O modelo é meia chuva, o lado mais baixo é na direção que se forma as fortes chuvas e o lado alto é na direção que pouco chove. 




2. Usei madeira simples tirado no mato para os esteios de um metro para o lado alto e oitenta centímetros para o lado baixo. Para a cobertura usei ripas e o plástico 150 micra próprio para estufas e pregos de ripas. Usei 1,30 entre um esteio e outro no comprimento. A largura dependerá do seu canteiro. A altura também, pode variar de acordo com a mobilidade de cada trabalhador. Porém, lembre-se que o objetivo é proteger o canteiro do impacto das fortes chuvas, por isso deve-se evitar fazer muito alto






3. Após a preparação dos canteiros, deve se evitar jogar muita sementes na cova. A rega também deve ser regular, sem excesso. 





4. Como adubo de cobertura eu usei a cama de frango bem curtido, na prevenção de pinta ou queima nas folhas do coentro eu uso o produto Cubro Dimmy duas vezes uma semana sim e uma semana não, entre 15 dias antes da colheita.




5. Existem vários modelos que você pode utilizar para proteger o seu coentro e outras hortaliças no inverno chuvoso, como esse abaixo que um amigo compartilhou no nosso grupo do whatsapp.






Uma outra forma para cultivar coentro no inverno são os abrigos de cultivos que nos dão uma mobilidade melhor para trabalhar, porém o gasto é maior também. Mas todo investimento tem seus bônus. 




Lembrando que essa forma de cultivo é ideal para períodos chuvosos. Em regiões muito quente é recomendado usar sombrite em vez do plástico.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARIRU, JOÃO GOMES BOM PARA COMER

Também conhecida como João Gomes, língua de vaca, Major Gomes, benção de Deus etc.  O Carirú ( Talinus tri ngulares ) é uma hortaliça não convencional, folhosa da família Portulacaceae, usada em diversos pratos, rica em nutrientes benéficos à saúde e muito apreciada aqui no Pará.  Adulta mede 100 cm de altura, seu caule é ereto pouco ramificado, folhas alternas, de forma oval e ponta mais afilada, suculentas e sem pelos. Suas Flores são rosadas, de até 4mm, formando inflorescências, com cápsulas de sementes amarelas, redondas, e sementes marrons negras muito pequenas. Que abrem sempre às 11:00 da manhã, atraindo diversas espécies de abelhas. C OMO PLANTAR Não existe segredo para cultiva-la pois essa planta adapta-se muito bem ao clima quente e úmido, e a baixa fertilidade do solo. Propaga-se por sementes ou estacas retiradas do próprio caule, podendo ser encontrada facilmente em lavouras e terrenos baldios, confundida até por muitos como uma erva daninha. Sua raiz muito

Cuidado com o excesso na hora de plantar o coentro

O cultivo do coentro requer cuidados especiais para evitar excessos que possam prejudicar o seu crescimento e desenvolvimento. Abaixo estão alguns dos excessos que você deve evitar ao cultivar coentro: 1. EXCESSO DE SOL : Embora o coentro precise de luz solar para crescer, o excesso de sol pode levar ao ressecamento das folhas e à queima das pontas. É importante fornecer sombra parcial em áreas com alta intensidade de luz solar. Uma dica é usar o Sombrite em regiões de intensivo calor dando ao coentro um clima propício para o seu crescimento. 2. EXCESSO DE SOMBRA :  Embora o coentro precise de alguma sombra para crescer bem, o excesso de sombra pode levar a alguns problemas. O coentro é uma planta que prefere um ambiente com muita luz solar indireta, pelo menos algumas horas por dia. Então o excesso de sombra pode trazer alguns problemas no cultivo do coentro, como:  A) Crescimento lento : O excesso de sombra pode levar a um crescimento mais lento do coentro. Isso ocorre porque a plan

Doenças relacionadas ao cultivo da cebolinha e como tratar

  Olá amigos, obrigado por acessar meu blog, hoje eu quero falar um pouco sobre como ter cebolinha verde e saudável na sua horta.  Mas antes, quero destacar aqui duas terríveis doenças que prejudicam o cultivo da cebolinha e qual a solução que eu encontrei para combater esse mal.  Também quero convidar você para me seguir, aqui no blog, estou sempre postando conteúdos interessante sobre o cultivo de hortaliças. Então sem mais enrolação, vamos pro assunto dessa postagem. DOENÇAS RELACIONADAS AO CULTIVO DA CEBOLINHA O objetivo dessa postagem é falar sobre as duas doenças que surgiu nos meus canteiros de cebolinha e que me impediram por um bom tempo de ter cebolinha na minha horta. A primeira foi a "Podridão Mole" ou "Podridão  Bactericida". Os sintomas são:   •Murcha generalizada da planta e o apodrecimento fétido da parte radicular da cebolinha. Após a contaminação da planta, ocorre murcha e os tecidos internos infectados, apodrecem  tornando-os moles, com odor muito